domingo, 21 de novembro de 2010

Locomotiva 250 - Até quando ela irá resistir?


Foto: Willian R. Castro, 21 de Novembro de 2010.


Por Willian Ricardo de Castro


A Locomotiva 250 está anexada a Estação Ferroviária Paraná, que por sua vez, localiza-se no Parque Manoel Ribas, popularmente conhecido como Parque Ambiental. Acredito que todos já a conhecem, para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade e se interessam em conhecê-la, aconselho que se apressem, pois não se sabe até quando ela resistirá às ações do tempo.

Esta Locomotiva foi criada na década de 1940 nas oficinas da empresa Rede de Viação Paraná - Santa Catarina. O Simbolismo que ela representa é valioso, tanto para a cidade como para as pessoas, principalmente para os trabalhadores ferroviários (hoje muitos deles aposentados). A conservação deste patrimônio cultural é muito importante, pois garante que as memórias destes trabalhadores e de várias pessoas que viveram na época das estradas de ferro mantenham-se “vivas”.

É importante destacar que Ponta Grossa foi privilegiada com a chegada da Ferrovia, o espaço onde hoje é o Parque Ambiental foi o palco dos seus acontecimentos, criaram-se vários estabelecimentos no seu entorno (bares, hotéis, depósitos de cargas, etc.) em função das estradas de ferro, movimentando a economia da cidade. Com o passar do tempo o seu centro urbano foi sendo transformado, chegou o terminal de ônibus, o Shopping Center, etc. e os patrimônios ferroviários foram cada vez mais ficando em segundo plano. Suas funções que exercem hoje nada têm haver com a sua forma, salvo a Estação Ferroviária Paraná e o hospital 26 de Outubro.

Não basta apenas preservar os patrimônios culturais, mas conservá-los também. Em Ponta Grossa existe o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) que é um órgão determinante para a preservação dos patrimônios da cidade. Acredito que este órgão e/ou a prefeitura pode contribuir para a manutenção desses patrimônios, ou servem apenas para apontar o que deve ser preservado? Será que providenciar uma cobertura de proteção para a Locomotiva 250 (pode ser um toldo) é pedir muito?


Foto: Willian R. Castro, 21
de Novembro de 2010.

A Locomotiva está exposta sem uma cobertura para proteção e seu estado é degradante, a parte da frente encontra-se quase que destruída, peças estão faltando e a pintura já não é a mesma. Mas o que chamou atenção foi, ao caminhar pelo Parque Ambiental, encontrar a famosa Brasília Amarela, e a surpresa foi que ela possui uma cobertura para protegê-la. Será ela mais importante para a cidade do que a Locomotiva 250?

Esta reivindicação será encaminhada para o COMPAC e para a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Espera-se que a Locomotiva 250 mereça a devida atenção, que seja providenciada uma cobertura para a sua proteção e se possível uma restauração deste patrimônio cultural ferroviário.

Foto: Willian R. Castro, 21 de Novembro de 2010.

Assim que recebida uma resposta destes órgãos, ela será imediatamente postada no Blog. Se não houver resposta alguma continuaremos insistindo até que nos enviem. Afinal estamos apenas exercendo a chamada cidadania.


Mais fotos...



Foto: Willian R. Castro, 21 de Novembro de 2010.



Foto: Willian R. Castro, 21 de Novembro de 2010.


Foto: Fernando P. Martins, 18 de Julho de 2002.


A opinião de você leitor é muito importante!


4 comentários:

  1. E como iremos mudar este quadro?

    ResponderExcluir
  2. Então, já encaminhamos a solicitação para a secretaria de cultura, entretanto ainda não tivemos resposta. Mas vamos insistir e se for necessário vamos pessoalmente. Assim que tivermos uma notícia positiva ou negativa postaremos no blog!

    ResponderExcluir
  3. Até quando a história de Ponta Grossa não terá seu valor real para os Ponta-grossenses? Quando vamos impor ao poder público o dever de manutenção de nossa memória? quem paga as contas mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Secretaria de cultura e turismo, e nos temos isso???Não preciso nem comentar, a mulher so presta para pegar o salarião, e dizer , não venham pedir dinheiro, a secretaria não tem, diz isso para todo mundo, (estava lá) quando ela disse. Nem ela conhece os pontos turisticos da cidade.É uma coitada que se acha a tal.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação, sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...