segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Buraco do Padre - leve o seu pinico!

Foto: Willian R. Castro, 20 de Fevereiro de 2011.

Por Willian Ricardo de Castro


Nada como um domingo de sol e aquela vontade de curtir uma linda paisagem. A cidade de Ponta Grossa nos reserva vários lugares com essa qualidade, mas hoje vou falar sobre o Buraco do Padre. Situado em uma propriedade particular, está a 24 quilômetros do centro da cidade, seu acesso faz-se pela Rodovia PR-513. Seguindo as pequenas e escondidas placas de sinalização, chega-se ao destino, no entanto, o que encontramos é desanimador, salvo, é claro, a beleza natural do lugar.

Foto: Willian R. Castro,
20 de Fevereiro de 2011.

A falta de infraestrutura (banheiros, lanchonetes, lixeiras, portal de boas vindas, sinalização, etc.) vem causando problemas gravíssimos. Não estamos falando de um lugar qualquer, e sim de um patrimônio cultural, um verdadeiro presente da natureza que é ignorado pelo poder público. Quando sugeri para levar um pinico é porque não há banheiros adequados para uso, para os homens nada que um “pinus” não resolva, aliás, é até um favor, mas e as mulheres como ficam, precisam se esconder atrás de toalhas? Carros? Moitas? Outro detalhe é que os banheiros não possuem porta, mas acho que nem precisa? Olhem o estado...

Foto: Willian R. Castro, 20 de Fevereiro de 2011.

Neste fim de semana recebi a visita de dois amigos que moram em “Floripa”, e então, resolvi levá-los para visitar o Buraco do Padre, mesmo sabendo dos empecilhos que iria encontrar. Acostumados com as lindas praias, ao ver algo fora do comum se impressionaram com a sua beleza, mas se decepcionaram com a falta de cuidado. Isso é vergonhoso...

Foto: Willian R. Castro,
 20 de Fevereiro de 2011.
De acordo com Andréa Gonçalves, Vanessa Ludka e Dyego Medeiros, "a área do Buraco do Padre foi decretada Parque Municipal, através da Lei nº 4.832, artigo 1º, inciso III, de 09 de dezembro de 1992. O proprietário da fazenda onde o parque se insere contribui no sentido de manter o acesso e estacionamento em boas condições para os visitantes, mas não há uma fiscalização sobre as atividades praticadas no local”.

É importante que as políticas públicas e o proprietário da área tomem uma providência com relação a infraestrutura deste bem cultural, porém, enquanto eles não “acordam para os patrimônios da cidade” os visitantes precisam colaborar com a conservação do local, principalmente, com o lixo!

Foto: Willian R. Castro, 20 de Fevereiro de 2011.

Foto: Willian R. Castro, 20 de Fevereiro de 2011.

Qual o pior comentário para o texto acima:

a)     É culpa do Didi.
b)     O poder público não visita este lugar.
c)      “Tá bem sujo o Buraco do Padre”.


8 comentários:

  1. Fazem 2 anos que eu não vou la! fim de semana passado resolvi fazer uma visita, que decepção o lugar esta horrivel. Muito sujo!!!
    Precisa ser tomado uma providencia urgentissimo!!!!!!
    Isso é uma vergonha...

    ResponderExcluir
  2. nossa como esta sujo este lugar...
    Antes era muito limpo e conservado.
    Oque se que aconteceu pra ele fica neste estado?
    As pessoas que cuidavam não cuidam mais?
    Precisamos de providência!!!

    ResponderExcluir
  3. É culpa do DIDI.
    Dessa cambada de politicos palhaços!! Que não colocam pressão em cima do 'dono' da região do buraco!
    Vergonha de PG.!
    Turismo bad em PG Basta!
    Vamos incentivar o turismo natural que o nosso municipio tem!
    Vamos ajudar a preservar, nao jogando lixos e trazendo ele pra casa e sendo jogado no seu devido lugar!!

    ResponderExcluir
  4. Isto é uma vergonha, um ícone do turismo em PG nestas condições, devo imaginar como está os outros pontos turísticos menos visitados... Cadê a secretaria de turismo? Vamos se mexer!!!

    ResponderExcluir
  5. Criticar é muito fácil... ainda mais num site q tem o nome de criticar, porém sem compromisso é muito fácil, dizer q tudo está errado é a coisa mais simples do mundo.
    Com relação ao buraco, existe todo o problema entre a inoperante prefeitura (representada pela digníssima secretária de cultura e turismo) e dos donos da área onde a fonte de renda deles é totalmente outra, porém o principal responsável pelo estado do buraco é a própria população, o banheiro foi feito, agora quem fez a pia de churrasqueira não foi nem a prefeitura e nem os donos da área...

    Seria muito fácil colocar um segurança, mas questiono quem aqui toparia passar uma noite vigiando aquela área... de nada adianta reclamar e se queixar enquanto o perfil dos visitantes não mudarem, infelizmente muitos dos frequentadores dos pontos turísticos de PG não estão preparados para aproveitar as belezas tão próximas a eles. Curitibano por exemplo valoriza e sabe dar valor, agora para pontagrossense nada é bom e o que tem não presta...

    ResponderExcluir
  6. pior que é verdade, nem da vontade de ir no banheiro lá, da raiva, pior o dia que eu fui, teve um ônibus lotado, que quando sairão do ônibus, maioria foi para o suposto banheiro, ao qual todos tiveram que arranjar um alternativa pois ninguém quis arriscar nem chegar perto.

    ResponderExcluir
  7. q odio dessa vagabundagem q vai la, q antes ia no capao da onça agora vao no buraco do padre começaram a cobrar a entrada no capao da onça por isso a tilangaadaaa nao tem dinheiro dai vai estragar oq ta quieto....gnt mais fdp oq q custa cuidar....eh tudoo nosso isso ai...agora qdo precisa trocar de roupa tem q ir atras da arvore....q ridiculo...kd a atenção do poder publico da cidade...e num resolve nd ficarmos so falando tm q ter um jeito de arrumar la pq eh uma atração da regiao dos campos gerais da vergonha o estado q ta la...hj msm fui cm a escola to no curso tecnico de turismo no julio teodorico fiquei horrorizada cm a situação do "banheiro" cm se usa um banheiro sem porta?!
    fica ai minha observação se bm q resultado nao vai ter nenhum neh!

    ResponderExcluir
  8. Poder público não existe!!

    Secretária de Cultura e Turismo só faz aquilo que dá aparência para ela própria, assim como para a Larissa Mongruel, puxa saco número 1 da Elizabeth Schimidt.
    Fazem reunião para divulgar o turismo rural, falam q vem verba, que vão melhorar, mas nunca acontece nada... reunião é a única coisa que acontece, fora isso mais nada, garanto que essas duas não conhecem as belezas de PG, nunca foram nos ptos turísticos e nem nas propriedades próximas...

    Agora o q a amiga ai de cima falou é tudo certo... a culpa é desse povinho vagaba

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação, sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...