quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pra andar de bicicleta em Ponta Grossa tem que ter moral...


Foto: Edvanderson R. Santos, 07 de Dezembro de 2010.

Por Edvanderson Ramalho dos Santos


Ruas congestionadas, buzinas, ônibus atrasados ou lotados! Gás carbônico sendo exalado dos carros, das motocicletas, dos caminhões e dos ônibus. Gasolina, diesel ou álcool consumido a ritmos acelerados por horas nas ruas de Ponta Grossa. Mas existem alternativas, entre elas as bicicletas.
            Mas vamos lembrar um pouco sobre essas geringonças de duas rodas: As bicicletas, símbolo de liberdade e de emancipação. Com elas, as crianças pela primeira vez percorrem distâncias mais longas com sua própria força, se lançando na exploração do espaço. No principio do século XIX, pedalar era diversão apenas para os nobres, mas com o derramar da história, passaram a ser um dos principais veículos de locomoção das classes operárias.
E isso pode muito bem ser visto na Avenida Carlos Cavalcanti, Bairro Uvaranas, durante as últimas horas de um dia de semana, onde dezenas são trabalhadores, universitários ou estudantes, que se arriscam nas pedaladas pela movimentada avenida. Quem é adepto deste meio de transporte sustentável, em Ponta Grossa, tem que se acostumar a fazer deste, infelizmente, um esporte radical. Fininhas de carros, ônibus tirando tinta, caminhões a mais de 60 km por hora passando a menos de 60 cm.



Foto: Willian R. Castro, 07 de Dezembro de 2010.


E a solução? Como a Avenida Carlos Cavalcanti terá seu sentido modificado, tendo mão única no sentido Centro-Uvaranas, a instalação e construção de uma ciclovia para assegurar a segurança dos ciclistas e incentivar esse hábito de vida sustentável, seria quase uma obrigação pelas autoridades públicas. Essas são algumas reflexões e sugestões do CRITICA PG! Assim, andar de bicicleta pelas ruas de Ponta Grossa vai deixar de ser um risco para ser um prazer... Desta Maneira, os versos do poeta e filósofo das ruas PLÁ vão fazer sentido: PRA ANDAR DE BICICLETA TEM QUE TER MORAL, TEM QUE TER MORAL!

6 comentários:

  1. este blog é até que razoável, pouco atualizado e não reflete em nada em minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Bom tópico, mais não podia passar batido a av visconde de taunay, onde muita gente não respeita o limite de velocidade e acaba matando inocentes! Ja vi varios ciclistas estendidos debaixo de carros ali!

    ResponderExcluir
  3. Sobre a VCG façam um artigo sobre a possibidade de abertura de concorrência.Esta é a única solução para o problema do transporte coletivo em PG.

    ResponderExcluir
  4. Vão ver como está o o ginásio dos portadores de necessidades especiais. Ele está abandonado. O ginásio foi feito só pra eles e a porta de acesso dos cadeirantes não funciona. É só em Ponta Grossa isso!

    ResponderExcluir
  5. tinha que reclamar sobre os cantos do asfalto na Avenida Carlos Cavalcanti!!!porque ta muito ruim é como se tivesse lombada nos cantos e dae os ciclistas tenque ir para a rua pra passar esses buracos que tem no canto da rua !!!!e isso se torna perigoso.

    ResponderExcluir
  6. Crítica ao texto de Edvanderson Ramalho dos Santos:
    Qual o problema que você, caro autor tem contra o uso do Álcool? (etanol). Porquanto foi comprovado por revistas automotivas e estudos universitários que o etanol não libera resíduos tóxicos que contribuem diretamente para a poluição(g/km de CO2 = zero).
    Obrigado, espero ter contribuido para uma melhor compreensão de todos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação, sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...